6 desafios da sua empresa vencidos com a geolocalização


Já parou para pensar que saber a localização dos seus clientes pode dizer muito sobre eles? Se vão ao shopping, quais marcas preferem, se frequentam museus ou parques, onde almoçam todos os dias, enfim, uma série de dicas sobre hábitos e comportamentos do seu público-alvo. Parece complicado? E se te contarmos que isso pode ser feito automaticamente? A ferramenta que torna essa tarefa possível se chama geolocalização e tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas para promover visibilidade e sucesso nos negócios.

O funcionamento dos serviços de geolocalização

É possível determinar a localização geográfica de uma pessoa que utilize um computador conectado à internet, por exemplo. Geralmente, a geolocalização funciona a partir da identificação do IP, que traz informações sobre o país, a cidade e o horário local do usuário.

Outra forma de fazer isso é por meio das coordenadas de um GPS, tecnologia muito utilizada pelos smartphones atuais. Demais alternativas incluem utilizar um endereço MAC, RFID (identificação de radiofrequência) ou conexão sem fio.

Agora que você já sabe como essa ferramenta funciona, deve estar se perguntando como usá-la a seu favor, certo? É por isso que nós elencamos 6 desafios da sua empresa que podem ser vencidos com o uso da geolocalização. Confira!

Desafios vencidos pela geolocalização

Descobrir o que o seu cliente quer e quando quer

Já falamos sobre isso, mas não custa reiterar: conhecer a localização do seu cliente pode dizer muito sobre os hábitos e necessidades dele. Essas informações são determinantes na hora de montar uma estratégia de marketing eficaz e elevar os resultados junto ao público.

Economizar tempo e recursos

Com a popularização dos dispositivos móveis, a geolocalização se tornou uma ferramenta comum para anunciar qualquer tipo de negócio na internet. Por meio da ferramenta, sua empresa pode se estabelecer nos principais mapas on-line, facilitando a divulgação de sua marca até mesmo para consumidores que nem a conhecem ainda.

Acompanhar pedidos, gerenciar equipes

Em serviços de entrega, a geolocalização pode facilitar o acompanhamento dos pedidos e rastreamento de objetos em tempo real. Outros recursos baseados na tecnologia também favorecem o gerenciamento das equipes de venda da sua empresa, localizando-as em campo.

Melhorar decisões estratégicas

Por meio de aplicações que trabalham com geolocalização, você pode definir áreas de abrangência de negócios específicos, criar mapas personalizados, gerar relatórios e até complementar seus dados a partir de bases públicas.

Publicizar e distribuir conteúdos específicos

Com a geolocalização, ficou mais fácil de atingir um público muito específico com base nas informações sobre hora e local disponíveis. O marketing de proximidade tem sido muito utilizado por empresas de telefonia, por exemplo, para divulgar conteúdo e promoções exclusivas a clientes que estão em áreas preestabelecidas.

Planejar rotas inteligentes

A geolocalização possibilita ganho de tempo e redução de custos em operações de transporte ao auxiliar no planejamento de rotas inteligentes. O recurso também é utilizado no acompanhamento de correspondências, em serviços de localização de táxi e até mesmo em promoções com consumidores através de check-ins.

Percebeu que são muitas as vantagens da geolocalização, não é? Com a popularização dos smartphones e das mídias sociais, a tendência é de que as empresas apostem cada vez mais em recursos que otimizem a oferta de produtos e serviços com interatividade e inteligência. Gostou do post? Deixe seu comentário!

 

Bruna Costa
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.