Geomarketing: seu negócio sem fronteiras


O Geomarketing surge da análise de dados de localização e demografia para conseguir traçar um perfil mais preciso dos usuários fixos ou em potencial de um determinado serviço, através da união do marketing e geografia. Através do Geomarketing é possível garantir um entendimento cada vez melhor do seu público-alvo, ao fazer um recorte regional, e compreender como sua empresa pode oferecer produtos e serviços cada vez mais úteis a essa parcela do mercado. Confira a seguir mais benefícios e como esta estratégia pode ajudar a impulsionar o seu negócio.

O que é geomarketing?

Geomarketing é uma estratégia de marketing que considera a visualização em mapas e a análise de dados obtidos através deles para desenvolver metodologias de captação de clientes. Tendo em mente que a localização geográfica dos clientes é uma peça fundamental para a decisão de compra, o geomarketing estuda formas de atrair com maior eficiência aqueles que estão próximos a seu negócio. Além disso, ele é capaz de nortear decisões como a abertura de uma nova filial, partindo do perfil demográfico de uma determinada área.

Com o uso da geolocalização sua empresa pode entender melhor agrupamentos de consumidores e traçar estratégias específicas para atingir essas pessoas. Com geomarketing as informações sobre potenciais consumidores que antes ficavam presas a gráficos e planilhas ganham forma e são mais fáceis de analisar e comparar.

Como o uso de geolocalização pode melhorar minha estratégia de marketing?

O uso de dados em geolocalização é eficiente para analisar a área de atuação de uma empresa e guiar decisões de negócios. O geomarketing oferece informações em tempo real que podem ser úteis a uma gama de negócios, como, por exemplo, seguradoras e governos.

As seguradoras são capazes de precisar melhor a incidência de acidentes numa determinada localização e ajustar os preços praticados a realidade que encontra na forma de dados.

Governos conseguem usar esse tipo de dado em seus departamentos de polícia, prevendo uma maior ou menor incidência de crimes em uma determinada região e adequando recursos de segurança pública para atender a essas áreas.

Quais as vantagens do geomarketing?

Falar em geomarketing é falar na aquisição de informação sobre seu cliente de maneira muito mais completa do que a habitual. Através dele é possível otimizar os lucros e segmentar mercado com mais precisão, entendendo onde seus consumidores estão e qual a estratégia certa para chegar até eles.

Com o geomarketing fica muito mais fácil fazer publicidade, guiando seus investimentos para iniciativas que falam diretamente com o público de uma determinada área da cidade ou do país. É a forma ideal de decidir onde colocar um novo ponto de venda, reestruturar a logística de seu negócio e avaliar o impacto financeiro causado pela concorrência em uma determinada mancha geográfica.

Para quem quer expandir esta estratégia é fundamental. Isso vale para pequenas, médias e grandes empresas, que desejam entender um pouco melhor seu contexto de atuação e fazer uma leitura precisa dos dados disponíveis, para criar estratégias mais precisas em seu departamento de marketing.

Viu como o geomarketing pode mudar sua forma de fazer negócios para melhor? Aproveite para conferir o nosso artigo “Geomarketing: entenda como melhorar a aquisição de clientes”!

 

 

Bruna Costa
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