5 estratégias competitivas para dominar o mercado


Independentemente de sua área de atuação, é fácil perceber que os mercados estão ficando cada vez mais competitivos. Há pressões para reduzir custos, aumentar a margem de lucro e prestar serviços da forma mais eficiente possível. Mas como se destacar de sua concorrência nesses contextos? Pensando nisso, separamos algumas estratégias competitivas essenciais que você e sua empresa devem ter em mente para dominar o mercado em que atuam. Confira:

Realize periodicamente pesquisas mercadológicas

Quem é seu público-alvo hoje? Quais são seus interesses atuais? Que tipo de inovação eles buscam em seus produtos e serviços? Saber as respostas para essas perguntas faz parte de uma estratégia de mercado mais completa e eficaz no sentido de acompanhar as tendências do mercado.

Para colocar isso em prática, procure realizar pesquisas de mercado. Os objetivos dessa medida são: posicionar seus produtos e serviços diante da concorrência; formular estratégias de negócios para o futuro; e apostar em pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Aposte em serviços de geolocalização

Serviços de geolocalização aumentam a eficiência e a notoriedade de sua empresa em relação à concorrência. Por meio dessa ferramenta, é possível planejar de forma mais inteligente as rotas de entrega e abastecimento, realizar campanhas e promoções em áreas definidas, acompanhar a entrega de pedidos e a realização de serviços, além de mensurar geograficamente a abrangência de seu público-alvo e consumidores.

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Monitore a sua concorrência

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é não estar atenta ao que os concorrentes estão fazendo no mercado. Muitas vezes, pode ser tarde demais para perceber que sua concorrência oferece produtos similares a preços mais baratos, ou que ela encontrou um novo e mais rentável nicho de mercado.

Por essas e outras razões, nunca negligencie a importância de observar de perto o que seus concorrentes estão fazendo. Verifique preços praticados, formas de pagamento, qualidade de serviços e produtos, bem como inovações de mercado.

Engaje funcionários é imprescindível

Por mais que a gerência e os líderes de equipe de sua empresa estejam prontos para implementar as estratégias organizacionais, nada disso terá eficácia sem o engajamento dos funcionários na linha de frente da empresa. São eles que lidam com o público e que têm a oportunidade de solucionar problemas com mais rapidez e autonomia.

Procure ao máximo integrar seus colaboradores nos valores e na missão do empreendimento. Implemente programas de progressão de carreira e incentivos à produtividade. Todas essas medidas vão fazer com que sua empresa oferte produtos e serviços de mais qualidade, destacando-se assim da concorrência.

Evite a fragmentação de dados em sua empresa

Quanto maior um empreendimento, maior a dificuldade em reunir diferentes dados dos variados setores (financeiro, contábil, comercial, jurídico, marketing, etc.) em favor de um mesmo objetivo. Para planejar estratégias eficientes de diferenciação da concorrência, é preciso reunir essas informações de maneira objetiva, eficaz e clara.

Assim, dados obtidos a partir de pesquisas de mercado, geolocalização, monitoramento da concorrência, relatórios de desempenho e outros aspectos de seu empreendimento devem ser utilizados para embasar soluções que aumentem as vantagens competitivas de sua empresa.

O que achou dessas estratégias competitivas para seu empreendimento? Aposte nessas soluções para sua empresa! Aproveite também para conferir aqui dicas sobre como aumentar a produtividade e reduzir custos logísticos!

 

Bruna Costa
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