5 tecnologias para reduzir os custos operacionais com logística


A junção da tecnologia com a logística resulta em uma grande redução de custos operacionais, o que gera bons resultados para as empresas e maiores lucros. Certas inovações tecnológicas estão sendo utilizadas para melhorar e otimizar o transporte, como por exemplo o gerenciador de rotas, o monitoramento de frota, as diversas ferramentas mobile, entre tantas disponíveis e eficazes.

Quer saber como você pode reduzir o seu custo operacional empregando a tecnologia em seu favor? Confira aqui cinco tecnologias para melhorar seus resultados:

Sistema de rastreamento de frotas

Para a prevenção de roubo de carga e de veículos, o rastreamento está disponível há vários anos no mercado, porém ele passou por algumas transformações para melhorar o sistema e ser ainda melhor para quem o utiliza.

O sistema pode funcionar por radiofrequência e até mesmo por chip, sistemas capazes de localizar o veículo em casos de furto. Mas se a frota é grande e faz entregas por todo o país, o mais viável é a tecnologia por satélite, que oferece muito mais segurança para esses casos.

Rotas otimizadas

Uma tecnologia que forneça um sistema de rotas otimizadas é capaz de não somente reduzir os custos operacionais, mas também de aumentar significativamente a produtividade. Quando bem utilizado, torna os processos de entregas muito mais eficientes.

A partir de mapeamentos estratégicos, uma plataforma de roteirização fornece dados para calcular a melhor rota a ser seguida, levanto em consideração pontos diversos como pedágio, combustível, distribuição de cargas, indicando o melhor caminho a seguir.

Um sistema que vem funcionando muito bem, e que pode proporcionar economia de até 40% em suas rotas, é oMinhasRotas da Maplink.

Monitoramento de carga

Também para prevenir e evitar o roubo de cargas, um sistema de monitoramento é capaz de indicar quando uma carga está atrasada, fora da rota ou ainda pode localizá-la em casos de desaparecimento ou roubo de carga, ajudando também a manter as estradas mais seguras.

Similar ao rastreamento do veículo, é possível ainda através de softwares e aplicativos, dizer em tempo real quando a carga foi entregue, melhorando também a comunicação.

Propostas e dispositivos mobile

Cada vez mais o uso de smartphones é corriqueiro para organização logística e melhoramento de rotas. Uma forma de utilizar esse tipo de tecnologia é através de aplicativos capazes de rastrear e indicar onde a carga está, desde o momento da saída até o seu recebimento.

Algumas ferramentas mobile auxiliam e monitoram em tempo real todas as entregas, sendo extremamente útil e vantajoso para frotas maiores.

Sistemas (acessórios) de segurança

Quanto mais recente um caminhão é, mas opções de segurança ele oferece. Isso não ajuda reduzir apenas o custo operacional, mas auxilia a carga – e o motorista – a chegarem ao seu destino em segurança.

Um desses sistemas é o chamado antissono ou anticansaço: uma câmera que informa quando o motorista não está mais em condições de dirigir, quando ele começa a transitar de forma perigosa, emitindo alertas sonoros.

Essas são apenas cinco das mais diversas tecnologias que podem ser utilizadas para reduzir os custos operacionais com logística. Elas também ajudam a diminuir problemas e amenizar os desafios. Quer conhecer mais formas de otimizar a sua frota e as suas entregas? Assine a nossa newsletter e receba muitas informações diretamente em seu e-mail!

Bruna Costa
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.