Descubra como a geolocalização revolucionou o setor empresarial


As tecnologias de geolocalização auxiliam empresas e pessoas e tornam o seu dia a dia mais produtivo e eficiente. Por meio delas, telefones, carros e mesmo a entrega de produtos podem ser rastreados em tempo real.

Nas empresas, a geolocalização auxilia na melhoria de serviços de entrega e na localização de profissionais. Ela também pode ser empregada em setores de detecção de fraudes, licenciamento ambiental, geomarketing e direcionamento de recursos. Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!

O que são os serviços de geolocalização?

Os serviços de geolocalização funcionam por meio de técnicas de triangulação avançada. Por meio de cálculos matemáticos, um aparelho consegue identificar as coordenadas geográficas do local em que usuário se encontra. A partir disso ele será capaz de fornecer informações que possam ser úteis ao usuário.

Um smartphone, por exemplo, pode indicar pontos de interesse de acordo com a rotina do seu dono. Já um sistema de GPS pode verificar a melhor rota para um veículo de transporte entregar um produto. Por outro lado, um sistema de gestão de frotas pode utilizar os serviços de geolocalização para rastrear a frota e, a partir disso, melhorar a prestação de serviços da empresa.

Como utilizar a geolocalização na minha empresa?

Os serviços de geolocalização podem ser empregados em vários setores da indústria e comércio. No setor de serviços, por exemplo, eles auxiliam na criação de rotas de entrega mais eficientes e no rastreamento de entregadores, evitando desvios de função e auxiliando na busca por pontos que necessitam de melhorias.

Ela também pode ser útil para a detecção de fraudes ou o rastreamento de pacotes de serviço. No caso dos trabalhadores de campo, a ferramenta elimina a necessidade de mapas de papel e permite o uso de mapas mais interativos, modernos e atualizados.

Não podemos deixar de destacar os efeitos dos serviços de geolocalização nas soluções de marketing digital. Hoje, graças à presença maciça do smartphone nas nossas vidas, empresas podem criar anúncios e campanhas focados em uma série de padrões. Um deles é a localização do público-alvo da companha. Com o geomarketingé possível atingir pessoas que estão em uma determinada região, melhorando as chances de as peças publicitárias conseguirem converter clientes em potencial em consumidores.

Como ter mais interatividade e eficiência?

O serviço de localização (ou apenas GPS) é uma das tecnologias que melhor se adaptaram ao aumento da mobilidade causado pela criação do smartphone. Ele permite que novas soluções digitais de marketing, segurança digital e rastreamento possam ser utilizadas com qualidade e precisão.

Imagine, por exemplo, entrar em um shopping e receber um alerta sobre uma promoção do seu produto favorito? Ou conseguir identificar o local exato em que o entregador de um produto se encontra? Sem os serviços de localização, nenhuma dessas duas conveniências seria possível.

As tecnologias de GPS podem ser empregadas muito além da simples busca por melhores rotas de entrega de produtos ou caminhos mais rápidos em cidades com alta densidade populacional. Identificando o local em que funcionários, clientes, produtos e parceiros comerciais estão, companhias de logística podem diminuir o número de erros, aumentar a eficiência da sua prestação de serviços e definir melhores rotinas de trabalho.

Para setores de consultoria e da indústria, os serviços de localização revolucionaram a forma como projetos imobiliários, de licenciamento ambiental e execução de obras são feitos. Dados são obtidos com mais precisão e rapidez, sem a necessidade de uso de mapas de papel e outras ferramentas menos eficientes. Sendo mais produtivos, os colaboradores contribuem para a melhoria dos resultados financeiros corporativos.

Gostou do nosso texto? Então entenda agora como enfrentar os maiores desafios do setor de logística clicando aqui!

 

Bruna Costa
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.