Geolocalização como chave para o sucesso do seu negócio


Os smartphones e as mídias sociais cada vez mais fazem parte da vida do consumidor, e, com eles, surgem também oportunidades valiosíssimas para que os donos de negócios aproveitem todo esse domínio digital. E uma dessas oportunidades a que sua marca precisa estar atenta é a geolocalização.

Com esse mecanismo, a assertividade sobre a oferta de produtos ou serviços se torna ainda maior, pois consegue-se saber, através do local e contexto que seu cliente está inserido, quais são as suas necessidades, o que deve ser oferecido a ele, além de qual o melhor momento para fazê-lo.

Para te contar mais sobre o que esse mapeamento pode trazer como benefício à sua marca, te mostraremos no post de hoje por que a geolocalização pode ser a peça-chave que faltava no seu negócio. Acompanhe!

Do que se trata a geolocalização?

A geolocalização consiste em uma tecnologia que permite localizar uma pessoa ou um endereço qualquer no globo terrestre. Feita por satélite, esse sistema é capaz de revelar a latitude e longitude de um aparelho e apontar aquele ponto em um mapa, como o Google Maps. Ela é cada vez mais acessível aos empresários e consumidores, pois cada vez mais pessoas têm acesso a dispositivos móveis.

A geolocalização é usada para diversos fins, como navegadores com GPS para carros, aplicativos que permitem encontrar estabelecimentos comerciais, como o Apontador, e redes sociais que permitem que o usuário mostre sua localização a seus contatos.

Quais as vantagens da geolocalização para os negócios da sua empresa?

Com um computador no bolso do consumidor, ficou cada vez mais fácil tirar proveito de tecnologias como essa para obter vantagens nos negócios, pois ela permite que as empresas se localizem nos principais mapas, divulgando sua marca a clientes que usam a geolocalização.

É uma forma de divulgação barata e cada vez mais utilizada para encontrar qualquer tipo de estabelecimento, e já existem diversos mapas e aplicativos que usam a tecnologia para estreitar as relações entre empresas e o público.

Alguns usos da geolocalização

Através da geolocalização, muitas empresas já se posicionaram nos principais mapas para que seus clientes possam encontrá-las com mais facilidade. Isso permite também que estejam visíveis para consumidores que ainda nem as conhecem, mas que podem ter interesse no produto que vendem. Plataformas como o SpotMe permitem essa localização e ainda oferecem funcionalidades a mais, como traçar rotas e analisar estatísticas de acesso.

A geolocalização pode ser usada também para melhorar decisões estratégicas, e plataformas como o Landmark podem ser de grande auxílio nesse processo. Suas funcionalidades incluem a criação de mapas personalizados, a definição de áreas de abrangência de negócios (ideal para planejar promoções ou áreas de entrega, por exemplo), além de gerar relatórios e oferecer informações de bases públicas para complementar suas análises.

Outras funcionalidades da geolocalização são a roteirização, que permite ganho de tempo e redução de custos em operações de transporte ao planejar rotas inteligentes, e ainda tecnologias como o Findrix, aplicativo que envia automaticamente a localização do usuário para uma lista de contatos predeterminada.

Um outro uso muito comum do recurso é para solicitar e localizar serviços de táxi; acompanhar rotas de pedidos feitos pelos correios; realizar promoções com os consumidores através de check-ins; além de possibilitar também a divulgação de imagens e feedbacks do local.

Os usos da geolocalização podem ser os mais diversos, e ela é algo cada vez mais acessível e fácil de ser usada. Por isso, não fique para trás!

Ainda tem dúvidas ou comentários sobre o tema? Compartilhe conosco aqui no blog!

Bruna Costa
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