Entenda como aumentar a produtividade e reduzir custos logísticos!


​A necessidade constante de um maior investimento na área de circulação de mercadorias se dá a partir de uma maior competitividade e um consumidor cada vez mais exigente. O mercado cada vez mais aquecido traz consigo problemas ligados a grande quantidade de bens em circulação e que precisam ser entregues aos clientes sem perder a qualidade — tanto do produto quanto do serviço.

Mas como movimentar uma quantidade tão grande? Alguns dos pontos que vamos abordar aqui neste post podem lhe ajudar a entender como aumentar a produtividade e reduzir os custos durante todo esse processo. Confira:

Software adequado faz toda a diferença

Com as novas tecnologias no mercado, temos a possibilidade de implantar um software adequado à gestão de frotas para que ele possa atender de maneira personalizada a necessidade da empresa de controlar e gerenciar os processos que circulam dentro dela. Com a utilização correta desse programa, mantendo-o bem alimentado e atualizado, temos uma visão geral de todas as etapas de uma maneira mais precisa.

Esse controle se dá desde os produtos estocados com sua especificação, vencimento, data de aquisição, e quantidade, até a parte externa das operações, como gestão de funcionários, veículos e também o sistema de rotas. Com isso, temos a possibilidade de identificar falhas mais facilmente e resolvê-las sem muitos transtornos, tanto para empresa quanto para o cliente.

Além disso, um software de qualidade conta com um recurso de gestão de pedágios que ajuda os veículos que passam por eles com frequência, facilitando o controle de valores gastos e dando mais agilidade ao motorista.

Treinamento de pessoal

Os treinamentos não devem ser vistos como mais uma despesa para a empresa e sim como um investimento. Afinal, os colaboradores quando bem treinados realizam as atividades mais rápido e com maior precisão, reduzindo desperdícios e perdas, agregando maior qualidade ao produto ou serviço prestado pela empresa.

Qualificar melhor os funcionários aumenta ainda o capital intelectual da empresa, trazendo grande lucro em médio e longo prazo, além de mostrar maior respeito e responsabilidade com relação aos colaboradores que abraçam a marca e crescem de maneira conjunta com ela.

Armazenagem e movimentação de mercadorias

Quando explorado de maneira adequada o espaço físico da empresa, temos um layout mais agradável e que contribui com a circulação de pessoas e mercadorias. Portanto, é preciso avaliar cada etapa e cada parte do espaço, deixando próximos os produtos que cada setor utiliza e mantendo um mapeamento constante de cada produto para melhor localizá-lo.

Com essas mudanças, são reduzidos os transtornos com extravio de produtos, peças danificadas devido ao manejo inadequado e movimentação confusa, que pode gerar atrasos desnecessários e impactar de maneira direta o clima organizacional — e o lucro da empresa.

Estoque de mercadorias

Para muitos, o estoque é o coração da empresa, mas de que adianta um estoque grande e totalmente mal gerido? É fundamental uma gestão de estoque de qualidade, o mais enxuto possível, além de um sistema de controle bem alimentado. Os produtos devem ser descritos com o maior número de detalhes e deve conter a data de compra, especificações de fábrica, vencimento, local em que está disposto no depósito, entre outros detalhes.

Também é preciso mapear o ambiente para colocar os produtos seguindo uma ordem lógica, facilitando a localização de cada artigo com o máximo de agilidade e o mínimo de esforço. Algumas empresas estocam de acordo com a movimentação dos produtos — os que tem maior saída ficam mais perto dos acessos ou do balcão, enquanto os com pouco movimento ficam dispostos isolados no final do depósito.

Quando a venda é fechada, é muito interessante que o colaborador já saiba onde exatamente no estoque se encontra o produto, pois isso demostra uma maior organização perante o cliente, além de reduzir o tempo de atendimento, o que aumenta a capacidade da empresa por funcionário.

Maior controle nos processos

Cada etapa desempenha uma função especifica na empresa, mas de nada adianta os vendedores tratarem os clientes da melhor maneira possível, prometerem um produto em um determinado prazo e de uma determinada maneira, e os outros setores não cumprirem o acordado ou até tratar de forma indiferente o cliente.

Quando contamos com um controle mais rigoroso nos processos, é mais fácil identificar cada possível foco de problema e eliminá-lo (ou ao menos amenizá-lo) em tempo recorde, sem interferir na rotina e sem maiores transtornos. Um funcionário problemático, um veículo com um consumo maior de combustível, que não está de acordo com o esperado para aquela área ou até mesmo problemas com fornecedores que andam atrasando as entregas ou fazendo envios fora do padrão. Uma visão geral mostrará todos os setores de atividade como um só sistema, mas com detalhes suficientes para identificar quaisquer problemas e gargalos.

Sistema de roteirização

É fundamental para empresas que lidam com o setor de transporte fazerem uso de um sistema de rotas de qualidade. Com sua utilização, há um maior controle da circulação dos veículos, podendo saber a sua localização exata a qualquer momento do trajeto.

Com a roteirização, podemos separar a área atendida por setores e executar as entregas ou coletas (no caso de produtos para troca, devolução ou aplicação da logística reversa) com um mesmo veículo em cada rota predefinida, seguindo uma sequência lógica pela posição geográfica e de trânsito, reduzindo a movimentação desnecessária.

Os produtos também devem ser alocados da maneira correta, utilizando sempre a máxima capacidade do veículo, aproveitando o trajeto e reduzindo as viagens. Assim também se reduzem as pausas e os desvios não programados feitos por funcionários, o que otimiza o serviço, tornando-o mais eficiente e reduzindo de maneira expressiva os gastos com transporte — como com combustível e tempo.

Use essas dicas de como aumentar a produtividade sem perder o controle dos custos e crie um grande diferencial no mercado, destacando-se cada vez mais da concorrência e ganhando a preferência dos clientes.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Já conseguiu reduzir custos logísticos na sua empresa? Conte para nós como foi sua experiência e entre em contato conosco para conhecer as soluções Maplink!

Bruna Costa
About me

2 Comments

Alex Lara
Reply 05/04/2016

Gostaria de receber informações. Obrigado

    Bruna Costa
    Reply 13/04/2016

    Alex,
    Tudo bem?

    Nosso time de atendimento irá falar com você!
    Obrigado pelo comentário.

    abs,

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.