Como a geolocalização ajuda no desenvolvimento de aplicativos mobile


Quem trabalha com desenvolvimento de aplicativos mobile, bem como no gerenciamento e marketing deste tipo de produto, sabe que à frente dos constantes lançamentos e atualizações, existe um grande desafio: atingir alto grau de funcionalidade e de satisfação no mercado. Por isso, é fundamental oferecer aos clientes a possibilidade de elevar sua experiência com tais aplicações e ter interação sempre maior e diferenciada com elas.

Ser competitivo neste cenário, portanto, exige inserção de novas tecnologias e requisitos importantes para que um sistema funcione de forma cada vez mais inteligente e integrada. E um dos itens que oferece justamente isto é o chamado serviço de geolocalização.

Ele identifica o ponto de acesso do usuário por meio de coordenadas geográficas e estabelece relação, por exemplo, com estabelecimentos mais próximos, rotas para GPS e demais informações úteis a partir do reconhecimento do local. Para isso, faz-se uso de um aplicativo específico que conte com tal tecnologia.

Neste ponto, então, entra uma questão importantíssima: qual a real importância dos serviços que envolvem geografia neste tipo de negócio? Como a geolocalização pode ajudar no desenvolvimento e no sucesso de um app mobile? E qual é a razão para incluí-la em uma aplicação?

Descubra, a seguir, a resposta destas perguntas e as vantagens que você pode ter ao optar por produtos que tenham esta tecnologia associada.

Maior valor agregado

A tecnologia da geolocalização vem agregando valor ao desenvolvimento de aplicativos mobile, pois faz parte de uma nova geração de serviços que “pensam de forma inteligente” para facilitar a vida do usuário.

Quer dizer, aplicativos móveis que seguem esta tendência têm maiores chances de manter a competitividade, agregando maior valor não só para a experiência do usuário (que será mais ampliada, com realidade aumentada e maior comodidade) como também para as estratégias de marketing de empresas.

O poder de alcance das marcas se torna maior à medida que estes aplicativos compartilham conteúdo nas redes sociais.

Mais funcionalidades

O serviço de geolocalização oferece mais funcionalidades, como atualização de fuso horário de forma automática conforme o usuário se desloca de uma região a outra e isto pode ser muito útil para quem viaja bastante ou tem vida de trabalho agitada.

De fato, é algo que, com o monitoramento dos satélites, somente está ao alcance dos usuários e agrega valor também ao universo dos negócios, integrando cada vez mais a mobilidade às facilidades funcionais.

Isso faz com que aplicativos dotados de sistemas assim se tornem cada vez mais interessantes, inclusive para o mundo corporativo.

Mais segurança

Um aplicativo que tenha permissão para utilizar o recurso de geolocalização (nem que seja apenas aproximada) pode ser extremamente útil em situações de emergências. Por exemplo, momentos em que o usuário precisa rapidamente identificar pontos mais próximos de ajuda, como hospitais, farmácias, postos de gasolina, delegacias ou, até mesmo, lojas de conveniência.

Ter o serviço de geolocalização, portanto, ajuda os usuários a elevarem sua segurança, não só nestes casos, como também em situações que lhes ponham em risco ou em que lhes roubem o dispositivo.

Um dispositivo com essa funcionalidade pode emitir sinais, registrar a localização de fotos e facilitar os controles.

Maior conveniência

O serviço de geolocalização ajuda a simplificar a rotina dos usuários, apontando estabelecimentos como restaurantes, cafés, bares, lojas, cinemas e demais pontos de interesse próximos para encurtar caminhos, ajudar a traçar trajetos mais curtos e trazer maior comodidade em geral.

Além disto, é possível integrar a usabilidade a diversas ferramentas e opções, como o monitoramento do trânsito nos arredores de onde a pessoa estiver utilizando determinado aplicativo.

Isso ajuda a prever a chegada para compromissos, as mudanças de roteiro e a prevenção de situações constrangedoras, o que cria muito mais diferenciais atrativos para o público consumidor do app.

E então, foi possível entender agora como a geolocalização tem se tornado uma grande aliada do desenvolvimento de aplicativos mobile? Já sabe como trazer esta tecnologia para sua área ou ainda tem alguma dúvida a respeito? Comente aqui!

Bruna Costa
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