Impactos da utilização da geolocalização no trabalho do seu time


O pleno controle de uma equipe que atua externamente sempre foi um dos grandes desafios de gerentes e diretores de empresas de todos os portes ou segmentos. Como saber se os técnicos de TV a cabo não desviaram caminho durante o expediente? Como ter certeza de que seus vendedores externos estão organizando seu cronograma de visitas da forma mais inteligente e econômica possível (evitando, por exemplo, passar duas vezes em um mesmo bairro, o que geraria despesas desnecessárias de combustível e aumento de custos na manutenção da frota). Vamos além: como seus vendedores podem assegurar que estarão de frente com o cliente no momento em que ele mais necessitar de seus produtos ou serviços?

Quem não controla, não gerencia, e quem não gerencia, leva sua empresa a lugar nenhum. Isso vale para quem trabalha com especialistas em vistorias, técnicos de TV, vendedores, profissionais de instalação e manutenção, operadores logísticos, entre outros. A dificuldade de gestão de equipes de campo existia, mas o desenvolvimento de novos recursos de TI para automação de fieldservice (como aplicativos mobile de geolocalização) derrubou as distâncias que desconstruíam a unidade do staff e provocavam má prestação de serviço sem condições de melhoria. Hoje você irá conhecer os impactos da utilização de aplicativos mobile de geolocalização no trabalho de seu time!

Disponibilização de equipe externa

No caso de vendedores, a avaliação sobre os melhores locais para prospecção de novos clientes não pode ser feita sem um estudo prévio baseado em dados sociodemográficos, que é disponibilizado pelas melhores soluções em geolocalização. Esses recursos ainda permitem criar dashboards e diagnóstico da concentração de clientes através de mapas de calor, mapas que também podem ajudar também a mostrar a demanda de ordens de serviço (para o caso de profissionais de manutenção).

Sistema automático de roteirização inteligente

A geolocalização permite que um operador logístico, por exemplo, organize seu cronograma de entregas da forma mais econômica possível, tanto no que diz respeito à ordem de entregas, quanto nos caminhos escolhidos. Já existem no mercado poderosos softwares, que calculam as rotas levando em consideração até mesmo a natureza da carga transportada.

Imagine, por exemplo, o caso de uma empresa que atue com transporte de proteína animal. O setor frigorífico exige o transporte de carnes em câmaras frias, mas, mesmo assim, o tempo de deslocamento deve ser o menor possível, o que exige planejamento diário, rápido e sem erros. A Inteligência Geográfica é capaz de prover entregas rápidas, sem engarrafamentos e com economia de combustível.

Acompanhamento total dos processos por parte dos gestores

Não se trata apenas do monitoramento como ferramenta de controle. Saber, em um exato momento, onde estão seus vendedores/técnicos/instaladores, quanto tempo precisam gastar em cada ciente para fechar uma venda ou concluir uma manutenção, assim como as rotas previstas e já executadas, permite o trabalho posterior dos dados coletados em soluções de Big Data, que se encarregará de transformar esses rastros em informações estratégicas poderosas, gerando insights fundamentais ao processo decisório.

Gerenciamento do funil de vendas por meio de processos colaborativos

A alimentação coletiva de bancos de dados virtuais para criação de mapas também pode ser usada para assegurar melhor gerenciamento de todas as vendas em curso; trata-se de um processo de construção colaborativa que contribuirá para que todo o departamento comercial tenha uma visão 360º dos negócios da empresa.

E você, como tem usado os aplicativos mobile de geolocalização em seu negócio? Deixe seu comentário abaixo, mas não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais! Sucesso e até breve!

Bruna Costa
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