Como diminuir custos com transporte na minha empresa?


Promover redução de custos é o objetivo de qualquer gestor em qualquer empresa. Diminuir custos com transporte então, chega a ser um sonho! A logística é a área que gerencia uma das maiores contas da empresa — o frete — e qualquer redução que é apresentada já faz uma grande diferença.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como reduzir custos com transporte em sua empresa. Ficou curioso? Então confira:

Manutenções periódicas

Realizar manutenções nos veículos ajuda a prever possíveis falhas, que poderiam acabar se tornando um grande problema futuramente e fazer com que o veículo fique muito tempo parado aguardando conserto. Quando essas falhas ocorrem, implicam em custos para a operação — custos do conserto e os custos referentes ao tempo que a operação fica parada aguardando o veículo voltar a rodar.

Portanto, se você deseja diminuir custos com transporte, é sempre importante estar atento quanto ao período de troca de óleo, troca de pneus, calibragem (sabia que a calibragem dos pneus influencia no consumo de combustível também?), entre outras coisas.

Frota própria

Se você optou por gerenciar uma frota própria, é necessário redobrar a atenção com relação aos veículos. Se os custos não são bem acompanhados, é bem provável que ocorram desperdícios e que os custos sejam elevados.

Portanto, se você deseja reduzir os custos relacionados à sua frota, você deve acompanhar bem de perto todos os custos que estão relacionados a ela — e isso inclui pedágios, custos com manutenção, salário dos motoristas e ajudantes e custo de ociosidade dos veículos, entre outras coisas. Só assim é possível identificar os reais custos da operação e encontrar pontos que podem ser melhorados. Logo, crie controles e acompanhe cada um deles!

Criação de rotas otimizadas

A criação de rotas adequadas ajuda a reduzir custos, mas a questão mais importante é que a empresa precisa ser flexível com relação à demanda. Isso porque existem épocas em que o volume de entregas é maior, enquanto em outras esse volume cai consideravelmente.

Caso a empresa não consiga flexibilizar suas rotas e cria rotas padrão que devem ser seguidas, possivelmente o custo com entregas será bem maior. Portanto, crie suas rotas de acordo com a disponibilidade de entregas em vez de criá-las de forma padronizada. Assim você consegue diminuir custos com transporte e não compromete o prazo de entregas para seus clientes.

Investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia para controlar suas operações certamente contribui para a redução de custos. No caso do transporte, especificamente, utilizar um sistema que ajuda no planejamento e criação de rotas é a melhor forma de otimizar suas entregas. Com um software de roteirização, suas rotas são calculadas automaticamente com base em vários endereços, buscando sempre soluções otimizadas para cada rota.

A redução de custos pode envolver ações simples, como pequenas modificações em processos existentes, ou decisões mais sofisticadas como, por exemplo, terceirizar o serviço de transporte.

O gestor deve estar sempre atento às oportunidades que surgem na rotina e fazer medições periódicas. Elas ajudam a entender melhor o cenário atual, identificar pontos de melhorias e acompanhar a evolução das ações que foram tomadas.

O que achou do nosso post de hoje? O que é feito em sua empresa para diminuir custos com transporte? Deixe sua opinião nos comentários!

maplink
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.